O presidente Luiz Inácio Lula da Silva descartou nesta sexta-feira hipóteses de concorrer a cargos eletivos, depois que acabar seu mandato presidencial. Sem mencionar seus antecessores Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e José Sarney (PMDB-AP), Lula disse ex-presidente tem de saber "ficar quietinho" e não opinar nem disputar novos cargos. "Não trabalho com a hipótese absurda que alguns companheiros trabalham. Não vou voltar em 2014", afirmou o presidente. Mas disse que vai "continuar a fazer política" e andar pelo Brasil.
Lula sugeriu ainda uma espécie de manual de conduta a ser seguido por ex-presidentes da República. Para ele, ao contrário de FHC, ex-presidente deve conter seus comentários, e também diferentemente do senador Sarney, não deve concorrer a novos cargos. "Ex-presidente não deve dar palpite sobre governo, deve ficar calado. Só deve falar se for consultado porque todo presidente tem muito telhado de vidro. O ex-presidente dará uma contribuição extraordinária se souber ficar quietinho. Presidente tem que ter dimensão do cargo que já exerceu", afirmou ele.
O presidente tratou sobre seu futuro político no café-da-manhã com jornalistas que fazem a cobertura diária da Presidência da República. Durante o café, Lula comentou ainda sobre as eleições de 2010, a disputa pelos comandos da Câmara e do Senado, seus projetos pessoais para depois que acabar o mandato e questões econômicas. O café ocorreu no Palácio do Planalto.
(Renata Giraldi, da Folha Online)
Nenhum comentário:
Postar um comentário