quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Amapá sediará I Encontro Internacional de Direito Ambiental na Amazônia

O I Encontro Internacional de Direito Ambiental na Amazônia, EIDAM, acontecerá entre os dias 4 e 6 de março e deve contar com a presença de representantes de mais de 11 países. A informação é do Ministério Público Estadual, que promoverá o encontro com o apoio do Governo do Estado e Associação Brasileira do Ministério Público do Meio Ambiente (ABRAMPA). O objetivo do encontro será debater sobre a Amazônia, que envolve todas as questões de posicionamentos sobre como conciliar as necessidades atuais com as futuras e discutir posicionamentos acerca das questões ambientais, políticas e sociais da região.

O evento será a oportunidade perfeita para que o Ministério Público Estadual discuta na esfera mundial questões como o contexto socioambiental do espaço amazônico, conflitos agrários, habitação de áreas florestais e conservação, valorização e respeito do meio ambiente " O Amapá é um dos poucos lugares do mundo que tem autoridade para falar de questões ambientais" afirmou Antônio Carlos Farias, secretário de desenvolvimento econômico do estado do Amapá, se referido aos 72% de áreas florestais protegidas e 90% de áreas florestais preservadas.Segundo a promotora Ivana Cei, a idéia para o Encontro surgiu de dois grandes encontros, um na Espanha e outro em Buenos Aires, onde o Ministério Público sentiu a necessidade de mostrar que o Amapá, como estado mais preservado do país teria que ter uma posição melhor nesse cenário.

Dentre os países convidados estão: Argélia, Alemanha, Costa Rica, Espanha, El Salvador, Honduras, México, Panamá, Paraguai, França e Estados Unidos. Todos os países já aceitaram os convites para comparecer ao evento " Eles estão interessadíssimos em conhecer a nossa realidade e estão dispostos a incentivar e a disponibilizar desenvolvimento tecnológico e experiência para o nosso estado" disse a promotora Ivana Cei.As inscrições para o Encontro podem ser feitas pelo site www.mp.ap.gov.br/eidam desde o dia 1 de fevereiro até o dia 28 do mesmo mês.

(Fonte: Portal Amazônia)

Nenhum comentário: