Pela primeira vez na história da Câmara dos Deputados, a Bancada Feminina passa a ter representatividade oficial no Colégio de Líderes da Casa. A coordenadora da Bancada, deputada federal Sandra Rosado (PSB-RN), foi empossada no grupo pelo presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Michel Temer (PMDB-SP).
A deputada Janete Capiberibe (PSB/AP) elogia a iniciativa e prega um empoderamento maior das mulheres. Somos mais da metade do eleitorado brasileiro. Por isso defendo que hajam mais mulheres no parlamento e nos cargos de poder, diz a parlamentar do único estado com o mesmo número de homens e mulheres na Câmara dos Deputados. Na Câmara, somos 44 parlamentares, mas ainda não temos um cargo na Mesa Diretora da Casa. O mesmo acontece no Senado. Chegar ao colégio de líderes, com direito a voto, é um passo na busca dessa igualdade de representação, reforça a socialista.
Na sua primeira reunião dos líderes como presidente da Câmara, Michel Temer fez questão de cumprir sua promessa de campanha, estendendo à coordenadora da Bancada Feminina o direito de ter vez e voto no Colégio de Líderes. É uma importante conquista para nós deputadas, pois mostra o quanto estamos avançando em nossas reivindicações e que a partir de agora podemos ser oficialmente ouvidas nas mais importantes decisões legislativas, disse a coordenadora da Bancada Feminina, Sandra Rosado, ao agradecer a iniciativa do presidente Michel Temer.
Ainda durante o processo eleitoral para escolha do novo presidente da Câmara, a Bancada Feminina ouviu cada um dos candidatos; que por sua vez assumiram o compromisso de fazer com que o grupo tivesse representatividade na Mesa Diretora da Câmara.
MESA - Como um assento na Mesa Diretora só será possível a partir da aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 590/2006, que trata do assunto, o então candidato Michel Temer garantiu que, em paralelo a apreciação da PEC que depende da instalação de comissão especial, a Bancada Feminina já passaria a ter assento no Colégio de Líderes.
Com a deputada Sandra Rosado no Colégio de Líderes, nosso próximo passo será instalar uma representação oficial da Bancada Feminina aqui na Câmara, algo como uma Procuradoria da Mulher para tratar de todos os assuntos de gênero, disse Temer.
Para Sandra Rosado, a disposição do presidente Michel Temer em defender os interesses da Bancada Feminina vai facilitar a ação do grupo. Várias são as reivindicações que há muito tempo não conseguíamos dar encaminhamento. E essa disponibilidade do presidente Temer vai garantir o desenvolvimento dos nossos trabalhos, enfatiza Sandra.
Sizan Luis Esberci
Assessor de Imprensa
Gabinete da Deputada Janete Capiberibe PSB/AP
Nenhum comentário:
Postar um comentário