A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) escolheu para tema da Campanha da Fraternidade (CF) 2009 “Fraternidade e Segurança Pública”, com o Lema: “A Paz é fruto da Justiça” (Is 32, 17). A Diocese de Macapá promoveu nos dias 14 e 15 de fevereiro (sábado e domingo), no auditório do Centro de Pastoral, o encontro de reflexão e preparação da CF, com o objetivo de encaminhar ações concretas para enfrentar as situações de injustiças, violência e insegurança que ocorrem no Amapá.
Participaram do estudo representantes das paróquias, pastorais, movimentos e pessoas interessadas em contribuir com as propostas da CF em todos os espaços da Igreja e da sociedade. O encontro contou com a participação do Bispo de Macapá e palestrantes de Belém/Pa, do Regional Norte 2 da CNBB.
“A CF quer ser o grande esforço da Igreja Católica no Brasil para viver intensamente o Tempo Santo da Quaresma, constituindo-se como um extraordinário instrumento para que todos busquem a conversão e vivam um tempo de graça e salvação”, afirma Dom Pedro José Conti, Bispo Diocesano de Macapá.
Segundo a CNBB, o sumário do Texto-Base da CF, redigido à luz do método “Ver-Julgar-Agir”, apresenta claramente o grande desafio que nos espera: buscar e encontrar caminhos de solução para um dos maiores problemas de nosso tempo e de nosso País, isto é, a violência e a falta de segurança.
Cabe a todos os cidadãos e cidadãs, mas, sobretudo, às diversas lideranças da sociedade civil e religiosa estudar, aprofundar e buscar soluções concretas para problemática tão desafiadora. Não só o Estado tem o dever de garantir a segurança pública. Também cada pessoa é convidada a se envolver e a se empenhar na construção da justiça social e da paz.
(Oscar Filho – Pastoral da Comunicação)
Nenhum comentário:
Postar um comentário