quinta-feira, 16 de abril de 2009

Projeto de uso sustentável da floresta no Amapá, apresenta resultados

Regiões do Maracá e Mazagão Velho são as áreas experimentais do projeto

Será nesta quinta-feira, 16, às 9 horas, na Sala de Eventos do Macapá Hotel, a apresentação de resultados e de recomendações para o Projeto de Uso Sustentável de Recursos Florestais em Áreas de Várzeas no Estado do Amapá. A apresentação será feita por técnicos da Jica e do Instituto Estadual de Floresta (IEF), Secretaria Estadual de Indústria e Comércio e Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap).

Com o apoio da Jica e do IEF, SDR e Seicom apos as comunidades do Maracá e Mazagão Velho vem desenvolvendo a prática do uso sustentável dos recursos florestais, principalmente em áreas de várzea, com a finalidade de melhorar seu meio de vida. Nas áreas-objeto do projeto, são 76 famílias na região do Maracá e 124 em Mazagão Velho. Cerca de 35% dos produtores ribeirinhos estão engajados em atividades florestais, tais como, atividades de corte e serragem de madeira (andiroba, cedro, pau-mulato, pau-rosa, macacaúba, acapú, virola, jatobá, mogno, etc). Um total de 1.120 toneladas de produtos agro-florestais já foram colhidos em ambas as áreas do projeto tais como açaí, banana, mamão, milho, melancia, cupuaçu, abóbora, acerola, entre outros.

O Instituto Estadual de Floresta é o órgão responsável para cuidar do uso sustentável dos recursos florestais de várzea, criado pela Lei nº 1.077, de 2 de abril de 2007, como órgão subordinado à Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR).

Fonte: SECOM

Nenhum comentário: