domingo, 14 de junho de 2009

Funasa inicia censo em área indígena do Amapá

A Coordenação Regional da Funasa no Amapá (Core/Ap) iniciou o levantamento de dados para o Censo Sanitário e Censo Demográfico Populacional das áreas indígenas do Estado do Amapá e norte do Pará. Mais de 20 servidores divididos por grupos estiveram realizando a coleta de informações nas terras dos índios wajãpis, no município de Pedra Branca do Amapari, a aproximadamente 280 km da capital, Macapá.

Foram quase quinze dias de trabalho das equipes da Divisão de Engenharia e Saúde Pública (Diesp) e do Distrito Sanitário Especial Indígena do Amapá e Norte do Pará (Dsei/Ap) para superar as distâncias e realizar o levantamento necessário para os dois Censos. Foram visitadas 25 aldeias, de um total de 39 que compõem a área dos wajãpis, o que constitui a totalidade das que possuem acesso terrestre e/ou fluvial. Para chegar nas 14 restantes, o acesso somente pode ser feito via aérea e, em algumas, somente de helicóptero.

O Censo Demográfico Populacional é feito pelo Dsei para dar subsídio ao planejamento das ações de atendimento à saúde dos povos indígenas. O trabalho consiste na contagem populacional por família, nominalmente, levando em conta a migração e a constituição de novas famílias com registro dos nascimentos e falecimentos.

No Censo Sanitário o trabalho é ainda maior porque os técnicos do Diesp coletam inúmeras informações como a localização exata da aldeia, através da latitude e longitude verificadas por GPS (Global Posição Sistemática), constando ainda todas as coordenadas do centro da aldeia, número de residências, tipo de acesso (terrestre, fluvial e/ou aéreo). A equipe verifica ainda as condições de moradia e qual o sistema de água utilizado, se é diretamente do rio, igarapé ou poço, e se é sistema de água tratada.

Na próxima semana, a equipe do Diesp inicia o Censo Sanitário nas aldeias do município de Oiapoque, onde há maior concentração da população indígena do Amapá, estimada em quase 7 mil índios.

Por Gilvana Santos

Nenhum comentário: