domingo, 14 de junho de 2009

Mudanças Climáticas ameaçam sobrevivência de índios na Amazônia

O presidente da coordenação de Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), Jecinaldo Sateré, o indigenista e ex-presidente da Funai, Sidney Possuelo e o ecólogo norte-americano Philip Fearnside alertam sobre a ameaça das mudanças climáticas para a sobrevivência dos índios isolados da Amazônia. O motivo seria a “confusão” regimes de seca e cheia para os próximos anos.

Jecinaldo Sateré diz que a mudança no regime das cheias (que segundo os cientistas ainda não pode ser atribuída ao aquecimento global) já alterou a rotina dos índios.De acordo com dados da Fundação Nacional do Índio (Funai), há 46 informações de existência de índios isolados na Amazônia Brasileira. Eles ainda não foram contactados pela sociedade ‘não-índia’ ou se isolaram após um breve contato.

AmeaçaO ecólogo Philip Fearnside afirmou que os efeitos do aquecimento global sobre os índios isolados podem ser devastadores.- Vamos ter uma intensificação de fenômenos como o El Niño (aquecimento das águas do Oceando Pacífico) e isso pode causar incêndios florestais nas áreas ao norte do rio Amazonas. Foi durante um El Niño que houve o grande incêndio de Roraima, quando os ianomâmis sofreram bastante, em 1998, diz Fearnside.

Fonte: A Crítica - VB

Nenhum comentário: