quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Governadores da Amazônia querem o tema florestas incluído na Conferência de Copenhague

O VI Fórum de Governadores da Amazônia Legal vai acontecer em Macapá, dias 15 e 16 de outubro, no Ceta Ecotel. Estarão reunidos governadores do Amapá, Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins para o debate de temas voltadas para o meio ambiente, além de logística de transporte e descontingenciamento de recursos da Suframa.

Serão dois os principais eixos de discussões. O primeiro deles é o aquecimento global e a redução da emissão de CO2 para a atmosfera. O segundo foco serão as macro questões regionais, problemas comuns entre os estados participantes. Entre essas questões está o Plano Viário para a Amazônia, que inclui linhas aéreas, hidrovias e estradas. Outra questão é o descontingenciamento, pelo Governo Federal, de recursos da Suframa para investimentos na região.

No Amapá, segundo o governador Waldez Góes, as linhas de ação do estado com foco no meio ambiente são três: serviços ambientais - inventário produtivo da floresta, Lei de Acesso à Biodiversidade e produção certificada de madeira.

A Carta do Amapá, documento final do encontro, deverá influenciar a posição do Brasil sobre o aquecimento global na 15ª Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, em Copenhague, capital da Dinamarca, em dezembro. A prioridade dos governadores da Amazônia, segundo Waldez Góes, é a inclusão do tema Florestas na Conferência.

Nenhum comentário: