Brasília, 10/03/2010 - A deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP) apresentou requerimento na Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados para ouvir explicações sobre a situação da telefonia fixa e móvel no Arquipélago do Bailique. Ela convocou representantes da empresa OI, da ANATEL e do Ministério das Comunicações. O requerimento foi aprovado na reunião da Comissão desta quarta, 10. “Devemos debater para buscar a melhor solução para o Executivo, para os usuários e para o país”, afirmou a deputada.
"Não bastasse o abandono que aqueles moradores por parte dos governos estadual e municipal, a falta de telefones aumenta o isolamento do Arquipélago. Não é possível que cada viagem que eu faça a cada comunidade isolada, no retorno eu tenha que chamar os executivos da OI para que façam o conserto dos telefones. Isso é uma humilhação muito grande para o povo da Amazônia", protesta a deputada.
Bailique fica a 250 quilômetros de Macapá e só se chega lá viajando 12 horas de barco pelo Rio Amazonas. Cerca de 10 mil moradores estão distribuídos em 53 comunidades do Arquipélago.
A deputada Janete Capiberibe, o deputado estadual Camilo Capiberibe e o presidente do PSB Amapá João Alberto Capiberibe estiveram no Arquipélago do Bailique no final de fevereiro e constataram a precariedade no serviço de telefonia. Igarapé Grande, Igarapé Carneiro e Ponta da Esperança não tem telefones. Na Itamandatuba o telefone não funciona, na Freguesia está mudo, na Vila Progresso funciona somente para ligações a cobrar e na Vila Macedônia os telefones particulares estão mudos e os públicos funcionam somente a cobrar.
Sizan Luis Esberci
Gabinete da deputada Janete Capiberibe – PSB/AP
Nenhum comentário:
Postar um comentário