quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Randolfe Rodrigues fala sobre política tributária para procuradores da fazenda nacional

O senador eleito Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) viajou na madrugada desta quinta-feira (18) para o Rio de Janeiro, onde participa, como palestrante, do 10º Encontro dos Procuradores da Fazenda Nacional. Randolfe integra mesa sobre o tema “Desenvolvimento Sustentável e Tributação”, juntamente com o ministro do STF Gilmar Mendes e com o senador eleito Lindberg Farias (PT-RJ).

Em sua palestra, o senador amapaense critica a carga tributária brasileira, que incide pesadamente sobre o consumo, penalizando os mais pobres. “Não é justo que o cidadão assalariado pague na lata de leite o mesmo tributo que o rico”, justifica Randolfe. Ele defende uma política tributária que incida sobre a propriedade e sobre a renda: “Assim, quem ganhar mais vai pagar mais, e quem ganhar menos vai pagar menos”.

Além de uma reforma tributária que resulte em justiça social, Randolfe Rodrigues aborda especificamente o ponto de vista da sustentabilidade ambiental. Nesse sentido,
O senador quer tornar nacionais os critérios de preservação ambiental na repartição dos tributos. Exemplo disso é o ICMS verde adotado por alguns estados brasileiros, inclusive o Amapá. Os municípios que preservam mais, recebem mais.

O 10º Encontro dos Procuradores da Fazenda Nacional ocorre de 18 a 21 de novembro em Búzios – RJ, no Superclubs Breezes Búzios Resort & SPA. O tema geral do encontro é “Sustentabilidade e Tributação”, com abordagens técnicas e políticas de palestrantes com notório saber em diversas áreas tributárias.

Nota
Na sesta-feira (19), o senador eleito Randolfe Rodrigues almoça com o deputado federal reeleito Chico Alencar (PSOL-RJ) e com o deputado estadual reeleito Marcelo Freixo (PSOL-RJ). Freixo consolidou sua liderança no Rio de Janeiro denunciando e combatendo os esquemas de corrupção instalados nas corporações policiais. Por essa razão inspirou a criação do personagem “Fraga” do filme “Tropa de Elite II”.

Márcia Corrêa

Jornalista colaboradora

Nenhum comentário: