quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Novo presidente do TCU toma posse

O ministro Benjamin Zymler tomou posse como presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) nesta quarta-feira (8), às 10h30. A cerimônia ocorreu no Plenário do TCU, em Brasília. Na mesma ocasião, o ministro Augusto Nardes assumiu a Vice-presidência do Tribunal. A eleição para o mandato de um ano ocorreu no último dia 1º.

Entre as autoridades convidadas para a solenidade estavam o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e a presidente eleita Dilma Rousseff. Os presidentes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados também tiveram presença prevista, assim como representantes do Judiciário e governadores de estado.

O ministro Zymler nasceu no Rio de Janeiro (RJ). É formado em Engenharia Elétrica pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e em Direito pela Universidade de Brasília (UnB). É, também, mestre em Direito e Estado pela UnB.

Ele ingressou no TCU por meio de concurso público, em 1992, para o cargo de analista de finanças e controle externo. Em 1998, foi aprovado no concurso para ministro-substituto e, desde setembro de 2001, ocupa o cargo de ministro do TCU. Já deu cursos em instituições de ensino superior e é também autor de livros sobre direito e controle externo.

Augusto Nardes é ministro do TCU desde 2005. Formou-se em Administração de Empresas em Santo Ângelo (RS), cidade onde nasceu, e cursou pós-graduação em Estudos do Desenvolvimento, na Suíça, em Genebra. Nardes foi deputado estadual duas vezes e, por três, ocupou o cargo de deputado federal. No Congresso Nacional, participou de comissões parlamentares e de missões oficiais.

Ascom – TCU – (DF)

Nenhum comentário: