Os primeiros 120 dos 300 homens da Força Nacional de Segurança Pública, vinculada ao Ministério da Justiça, que irão atuar no Fórum Social Mundial de 2009, desembarcaram terça (6) em Belém. O evento será aberto no próximo dia 27, na capital paraense. A informação é do jornal O Liberal. Segundo o secretário estadual de Segurança Pública, Geraldo Araújo, os 120 homens chegam logo no começo do mês para fazer o reconhecimento de todas as áreas onde ocorrerá o Fórum. A intenção é que o primeiro grupo da Força Nacional tome conhecimento de todo o plano de segurança pública para o evento.
Os outros 180 homens da Força Nacional chegarão no dia 17 deste mês, de acordo com o secretário. O efetivo da Força Nacional de Segurança Pública foi recrutado em todo o Brasil, mas estarão diretamente subordinados à Secretaria de Estado de Segurança Pública. Geraldo Araújo informou ainda que todos atuarão no policiamento preventivo de toda a região do Fórum Social Mundial, principalmente em áreas como as das Universidades Federais do Pará, Rural da Amazônia e Hangar.
Programação diferenciada
Crianças e adolescentes vão ter programação especial dentro das 2.359 atividades programadas para o Fórum Social Mundial, no período de 27 deste mês a 1º de fevereiro, nos campi das Universidades Federal do Pará e Federal Rural da Amazônia (Ufra). A lista com todas as atividades já está disponível no site do evento. As 32 entidades que compõem o Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente terão espaço garantido para apresentar sugestões e discutir os problemas que a infância enfrenta no Pará e no mundo.
Sob o tema geral, "Garantia de direitos humanos para os povos", com ênfase na convenção nacional dos direitos da crianças e na edição do Estatuto da Criança e do Adolescente, as entidades devem desenvolver seminários, palestras e oficinas sobre temas como trabalho infantil, garantia à saúde e educação, violência e criminalização da juventude, cobertura da mídia sobre a infância e o balanço dos 18 anos de promulgação do ECA, com avanços e desafios.
(Fonte: ORM)
Nenhum comentário:
Postar um comentário