terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Belém recebe 120 homens da Força Nacional para o Fórum Social Mundial

Os primeiros 120 dos 300 homens da Força Nacional de Segurança Pública, vinculada ao Ministério da Justiça, que irão atuar no Fórum Social Mundial de 2009, desembarcaram terça (6) em Belém. O evento será aberto no próximo dia 27, na capital paraense. A informação é do jornal O Liberal. Segundo o secretário estadual de Segurança Pública, Geraldo Araújo, os 120 homens chegam logo no começo do mês para fazer o reconhecimento de todas as áreas onde ocorrerá o Fórum. A intenção é que o primeiro grupo da Força Nacional tome conhecimento de todo o plano de segurança pública para o evento.

Os outros 180 homens da Força Nacional chegarão no dia 17 deste mês, de acordo com o secretário. O efetivo da Força Nacional de Segurança Pública foi recrutado em todo o Brasil, mas estarão diretamente subordinados à Secretaria de Estado de Segurança Pública. Geraldo Araújo informou ainda que todos atuarão no policiamento preventivo de toda a região do Fórum Social Mundial, principalmente em áreas como as das Universidades Federais do Pará, Rural da Amazônia e Hangar.

Programação diferenciada
Crianças e adolescentes vão ter programação especial dentro das 2.359 atividades programadas para o Fórum Social Mundial, no período de 27 deste mês a 1º de fevereiro, nos campi das Universidades Federal do Pará e Federal Rural da Amazônia (Ufra). A lista com todas as atividades já está disponível no site do evento. As 32 entidades que compõem o Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente terão espaço garantido para apresentar sugestões e discutir os problemas que a infância enfrenta no Pará e no mundo.

Sob o tema geral, "Garantia de direitos humanos para os povos", com ênfase na convenção nacional dos direitos da crianças e na edição do Estatuto da Criança e do Adolescente, as entidades devem desenvolver seminários, palestras e oficinas sobre temas como trabalho infantil, garantia à saúde e educação, violência e criminalização da juventude, cobertura da mídia sobre a infância e o balanço dos 18 anos de promulgação do ECA, com avanços e desafios.

(Fonte: ORM)

Nenhum comentário: