No início da década de cinqüenta, com a necessidade da construção de diversos prédios públicos em Macapá, muitos operários foram trazidos da vizinha capital Belém, que acostumados com o carnaval de rua, se reuniam nos finais de semana para falar de samba.
Quando chegou o período de carnaval, Mestre Bené, José Vagalume e Mané de Souza, entre outros, fundaram o bloco de sujos Bandoleiros da Orgia, que saia pelas ruas do Laguinho, Favela e Bairro Alto, assim iniciando o CARNAVAL AMAPAENSE.
Com o tempo foram surgindo outros blocos, que originaram as Escolas de Samba. As primeiras competições entre as escolas foram as BATALHAS DE CONFETES realizadas nos bairros da cidade e patrocinadas pelo comércio local. Entre as que se destacaram estão a do Macapá Hotel, do Barrigudo no Bairro do Trem, a do Serrano no Centro e do Canta Galo no bairro da CEA. Com o crescimento e a competitividade entre as agremiações existentes, a Prefeitura de Macapá oficializou o desfile das Escolas de Samba na Avenida FAB em 1963.
ATUALMENTE.
A Confraria Tucuju, dentro dos conceitos e valores que forjaram sua personalidade jurídica, tem um tratamento todo especial com os Projetos de rememoração e resgate de tradições amapaenses como as Batalhas de Confetes
Iniciamos este resgate em 2004 com o lançamento do CD Batalhas de Confetes Memória do Carnaval, na gestão do confrade Fernando Canto, que na ocasião pronunciou:
Trazer à tona estas pérolas do carnaval amapaense não foi tarefa muito fácil. Foi necessário espremer lembranças, cortejar fatos e instigar a memória de compositores e artistas que participaram do antigo carnaval amapaense, nas Batalhas de Confetes e festas de São José de Macapá.
O bom resultado do CD se deu graças a competência do maestro e arranjador Bebeto Nandes e ao apoio cultural da FUNDECAP. Por isso a Confraria Tucuju realiza mais esta peça de grande valor musical, onde estão contidos sambas e marchas que por muito tempo alegraram o carnaval de nossa gente.
Hoje damos continuidade com a I Batalha de Confetes do Largo dos Inocentes, uma iniciativa buscando valorizar nossas tradições, homenagear nossos Pioneiros e reconhecer o Largo dos Inocentes como Centro histórico e de convergências de todas nossas manifestações culturais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário