Eleitos pela terceira vez para os cargos de presidente do Senado e da Câmara, o senador José Sarney (PMDB-AP) e o deputado Michel Temer (PMDB-SP), iniciam a nova legislatura com uma “herança” deixada pelos antecessores: uma pauta repleta de temas espinhosos para analisar.
No Senado, a primeira sessão de 2009 – adiada esta semana devido à escolha dos integrantes da nova Mesa Diretora – trará na pauta temas como a proposta que acaba com o voto secreto nos casos de perda de mandato dos parlamentares e a que institui o voto aberto em todas as votações do Congresso.
A pauta deixada pelos líderes partidários no final de 2008 na Câmara não é menos difícil e inclui, entre as propostas prontas para votar no plenário, temas como o combate ao nepotismo, o voto aberto e a mudança do trâmite nas medidas provisórias editadas pelo Executivo – as duas últimas já em segundo turno. De acordo com o secretário-geral da Câmara, Mozart Viana, os novos líderes têm autonomia para mudar a ordem dos projetos em pauta, mas é comum que os partidos mantenham a lista de prioridades de uma legislatura para outra.
(Portal G1)
Nenhum comentário:
Postar um comentário