quinta-feira, 16 de abril de 2009

Core/Ap realiza vacinação em área indígena

Duas equipes de vacinação estarão atuando em área indígena, a partir desta semana, para realizar o trabalho de imunização à população indígena do Amapá e norte do Pará. Estarão recebendo as vacinas os índios das etnias Waiãpi, localizados no município amapaense de Pedra Branca do Amaparí, e Tiriyós, Kaxuiana e Txikuyana, localizados em terras paraenses do Parque do Tumucumaque.

Os vacinadores atuam na prevenção de doenças como difteria, tétano, coqueluche e hepatite, dentre outras, com a aplicação de vacinas tetravalente, pneumocócica, tríplice bacteriana, tríplice viral e dupla adulto. Estão sendo realizadas ainda as campanhas de combate à gripe com objetivo de atingir no mínimo 80% dos idosos e de prevenção à paralisia infantil para todas as crianças de até cinco anos.

Esta é a primeira das três etapas previstas para este ano e a meta estabelecida pela Core/Ap é vacinar 100% dos 9.185 índios que formam a população indígena atendida pelo Distrito Sanitário Especial Indígena do Amapá e Norte do Pará (Dsei/Ap), segundo o último censo indígena. Essa população está distribuída em quatro áreas: Oiapoque, Missão Tiriyó e Bona, no Parque do Tumucumaque (PA), e Waiãpi, em Pedra Branca do Amapari.

Os índios da etnia Apalay, na área do Bona, município de Almeirim-Pa, foram os primeiros a ser imunizados. O município de Oiapoque que concentra a maior população indígena do Estado receberá as equipes de vacinação logo após o encerramento do inquérito vacinal que está sendo realizado no local.


Gilvana Santos
Ascom Funasa/Ap

Nenhum comentário: