domingo, 31 de maio de 2009

CADASTRADOS DO BOLSA FAMÍLIA PODEM TER SEUS BENEFÍCIOS BLOQUEADOS

A Prefeitura de Macapá, através da Secretaria Municipal de Saúde está convocando todas as famílias cadastradas e que recebem o beneficio do Bolsa Família para comparecerem nas Unidades de Saúde e efetuarem avaliação nutricional com medição e pesagem das crianças de zero a sete anos.

O prazo para realizar a primeira avaliação nutricional de 2009 encerra no dia 10 de junho. Todas as Unidades de Saúde – UBS do município estão organizadas para receberem as crianças de até sete anos para serem avaliadas pela equipe de saúde que fará medição e pesagem. “Precisamos mobilizar os beneficiários do bolsa família para cumprirem a condicionalidade saúde exigida pelo programa e terem a garantia de permanência do benefício”, disse o secretário de saúde do município, Eduardo Monteiro de Jesus.

A avaliação é necessária duas vezes por ano, obedecendo as vigências de janeiro a junho e de julho a dezembro. Até hoje, 27 de maio, apenas 2.630 beneficiários de um montante de 18 mil compareceram as UBSs para realizarem a avaliação. Em decorrência disso as UBSs da capital estarão intensificando suas atividades a partir do dia 28 de maio, no horário de 08:00 às 18:00 horas, exceto final de semana. Para que o atendimento a criança deve comparecer na unidade de saúde mais próxima de sua residência acompanhada de um responsável portando o cartão do Bolsa Família.

A coordenadora do Programa Municipal de Alimentação e Nutrição, Maria Natália Almeida, explica a importância da avaliação nutricional, “Este procedimento evita fatores de desnutrição, evasão escolar e permite ainda uma intervenção pública direcionada com o desenvolvimento de ações sociais. Além é claro de manter o benefício”.

Para as famílias continuarem a receber o benefício federal devem manter os dados como endereço, escola e renda atualizados e ainda manter as crianças e os adolescentes de 6 a 15 anos matriculados e freqüentando a escola e cumprir obrigatoriamente os cuidados básicos de saúde semestral das crianças de até sete anos, como calendário de vacina e controle de pesagem.

É importante reforçar que o não comparecimento das famílias para medir e pesar suas crianças de zero a sete anos poderá acarretar no bloqueio ou cancelamento do benefício.

Janine Cruz

Nenhum comentário: