Após ter diversas pesquisas histórico-culturais inconclusas por falta de documentação oficiais para respaldá-las, mesma dificuldade há muito enfrentada por pesquisadores e acadêmicos, a Confraria Tucuju, em 01 de março de 2009, nomeou a Comissão de Arquivos, composta, paritariamente, pelo consultor técnico José Henrique Costa (Zezinho Duarte) e a diretora de biblioteca e acervo histórico, historiadora Decleoma Lobato Pereira.
A Comissão iniciou conversações com a Diretoria do Arquivo Público do Estado do Pará, manifestando a intenção e necessidade de identificar, catalogar e digitalizar todos os documentos referentes à história de nossa terra e nossa gente, do período que antecede a criação do Território Federal do Amapá (1943), quando éramos Pará. Ao que tivemos em resposta a disponibilização do acervo citado.
Este informe foi encaminhado a Secretaria de Cultura do Estado do Amapá- SECULT que até a presente data não se manifestou, assim sendo, procurando outros parceiros que coadunassem da relevância e dimensão da empreita, conseguimos a imediata adesão da Coordenação do Curso de História da UNIFAP, que disponibilizou sob a representação da Professora Cecília Maria Chaves Brito Bastos, tanto profissionais gabaritados quanto espaço físico para alojar essa demanda de aproximadamente três séculos de nossa história.
Dessa forma, pretendendo a partir do mês de julho próximo (férias escolares), iniciar o envio de Comissões Especializadas à Belém/ Pa., para inventariar a documentação histórica citada, quantitativo necessário para compor futuro Projeto de disponibilizar esses arquivos à comunidade sob forma digitalizada. A referida comissão busca agora, através da sensibilidade de nossos parlamentares (Vereadores e Deputados Estaduais), a doação das passagens aéreas necessárias para efetivar a fase de pré-produção do inestimável Projeto.
Confraria Tucuju
Nenhum comentário:
Postar um comentário