O próximo sábado (20) será dia de garantir a imunização de crianças menores de 5 anos contra a Paralisia Infantil. Trata- se da primeira etapa da campanha nacional contra a enfermidade, já erradicada no Brasil, mas ainda com chances de retorno em função da possibilidade de importação de casos provenientes de países endêmicos.
Em todo o país o Ministério da Saúde pretende vacinar 95% das crianças (14.720.095) – no Amapá a meta é imunizar 77.318. A vacina oral é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o único meio de viabilizar a erradicação global da poliomielite. Atualmente o número de países com a doença endêmica reduziu para quatro: Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Pedro Paulo Dias de Carvalho, a vacina será aplicada indiscriminadamente em todas as crianças, independente do estado vacinal prévio a qualquer vacina, inclusive a do rotavírus. “É necessário o empenho de todos os gestores, profissionais da saúde, sociedade civil e imprensa para que possamos garantir a imunização de todas as crianças”, ressaltou.
Pedro Paulo disse ainda que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) esta empreendendo todos os esforços para que o Estado alcance a cobertura mínima de 95%, principalmente nos municípios que não alcançaram a meta na última campanha. “A vacina é eficiente e o risco de eventos adversos é mínimo. Por isso tem que vacinar”, enfatizou. O último caso da doença registrado no país foi no município de Souza, na Paraíba, em 1989.
Ascom/Sesa
Nenhum comentário:
Postar um comentário