Técnicos do Ministério do Meio Ambiente estarão nesta quinta-feira (11) em Macapá visitando o Parque Zoobotânico para o acompanhamento e verificação do local. A visita faz parte dos últimos trâmites burocráticos necessários para a liberação do primeiro repasse do recurso de R$ 10 milhões do Governo Federal para readequação do Parque, conseguidos através de emendas da Bancada Parlamentar Amapaense.
Do total serão repassados inicialmente R$ 3 milhões que irão contemplar parte de um conjunto de obras que irão permitir a reabertura do Parque. No projeto de revitalização-macro, oferecido pelo Ministério Público Estadual, está prevista a ampliação dos logradouros e guarita, construção de área de revitalização pública, restaurante, ilha para os macacos e outras benfeitorias que tornarão o local adequado e dentro dos padrões ambientais.
Fechado há aproximadamente 10 anos por estar fora das atuais definições de bem estar de animais em cativeiro, inclusive com constatação de maus tratos, o Parque abriga hoje 115 animais divididos em 34 espécies.
A flora é contemplada com praticamente todas as espécies da Amazônia e por ser uma floresta primária serve de base para pesquisas científicas. No ano passado a Semam (Secretaria de Meio Ambiente do Município) em parceria com o Ministério Público e Polícia Militar realizaram uma ação de limpeza, podagem e pintura das jaulas e trilhas que estavam em estado de abandono, inclusive com os animais sem alimentação correta.
O processo de retomada do projeto de revitalização do Parque iniciou em 2009, quando foi constatado que o prazo estipulado pelo Ministério Público Federal no Termo de Ajustamento de Conduta Ambiental (TACA) encerrou em julho de 2008 sem que o poder municipal tomasse a providência necessária de enquadramento dentro das legislações ambientais. No ano passado o secretário Eraldo Trindade, da Semam, responsável pela área, solicitou o alargamento do prazo que foi concedido até dezembro de 2009.
Com a Prefeitura adimplente junto ao Governo Federal o recurso da Bancada pôde ser acessado e agora com a vista técnica o início das obras vai depender do parecer dos técnicos e abertura da licitação. O Plano de Manejo que irá nortear a execução da obra está em fase final de preparo. A partir das 8:30 os técnicos estarão no Parque onde participam de um café da manhã e iniciam os trabalhos.
Mariléia Maciel
Assessora de Comunicação-SEMAM/PMM
Nenhum comentário:
Postar um comentário