sábado, 12 de março de 2011

Centro de Nefrologia aguarda contratos administrativos

Associação dos Renais Crônicos do Amapá aponta problemas no Centro de Nefrologia. A carência de profissionais para o atendimento a cerca de 170 pacientes é um dos ítens da pauta apresentada ao secretário de saúde, Evandro Gama. O governo aguarda autorização da Assembléia Legislativa para realização de contratos administrativos para médicos e técnicos.

O Centro de Nefrologia funciona nos três turnos com sessões de hemodiálise, de segunda a sábado. Atende 92 pacientes renais crônicos por dia. A Secretaria de Saúde informou que vai oferecer Diálise Peritonial Ambulatorial Contínua (CAPD), método realizado pelo próprio paciente ou um familiar em sua residência. Pacientes e familiares serão treinados e habilitados pelo grupo de enfermeiras especialistas do Centro de Nefrologia.

A Sesa já adquiriu 12 máquinas que serão repassadas ao Centro, e este ficará responsável em disponibilizar os equipamentos para os pacientes. “Neste momento serão 12 máquinas, mas queremos chegar a um total de 25", diz Evandro Gama. O serviço deverá ter início na segunda quinzena do mês de março.

Nenhum comentário: