domingo, 13 de março de 2011

Fortaleza de São José de Macapá comemora 229 anos

A Fortaleza de São José de Macapá comemora 229 anos no dia 19 de março. A fortificação é um dos mais importantes patrimônios históricos do Amapá. Foi reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no dia 22 de março de 1950, quando a registrou em seu livro de tombo.

A programação de aniversário inicia na quarta-feira (16), com abertura do espaço para comercialização de suvenir, visita monitorada, abertura da gincana entre escolas e início do seminário “Fortaleza de São José de Macapá: Memória e Identidade Social”.
A primeira palestra será ministrada pela professora mestra Cecília Chaves com o tema “O diretório Pombalino”, sobre a arregimentação da mão de obra indígena da Amazônia no século XVIII. Em seguida será realizada a palestra “As contradições do Desenvolvimento Amazônico”, ministrada pelo professor Doutor Augusto Oliveira. À noite haverá exposição coletiva de artes plásticas.

Na quinta-feira (17) pela manhã acontecerá visita monitorada. À tarde segue o seminário com palestra da professora mestra Verônica Xavier, com o tema “Trabalhadores Africanos redesenhando a Vila de São José de Macapá”. Em seguida haverá palestra do professor Doutor Alberto Tostes com o tema “Paisagem da Fortaleza de São José de Macapá e Integração no cenário urbano”.

Na manhã da sexta-feira (18) haverá oficina de fotografia promovida pelo Museu da Imagem e do Som (MIS). À tarde o seminário trará mais duas palestras. A primeira ministrada pelo professor mestre Claudio Reis, com o tema “A Prática Patrimonial em sala de aula”, e a segunda com o professor Doutor Marcelino Alves, com a temática: “Reflexão sobre a Memória da Fortaleza de São José de Macapá”.

No sábado (19) a programação começará às 6 hs com Alvorada Festiva - salva de 21 tiros, recepção aos convidados, apresentação musical da Banda da Polícia Militar (Revelim), café da manhã com apresentação cultural, recepção à imagem do padroeiro de Macapá, São José, apresentação do Coral Primavera e premiação da escola vencedora da gincana.

A partir das 14 hs acontecerá roda de capoeira no Baluarte Nossa Senhora da Conceição. Às 17 hs será realizada a missa campal, presidida pelo bispo da Diocese de Macapá, Dom Pedro José Conti, na área do anfiteatro.
Ascom/GEA

Nenhum comentário: