terça-feira, 13 de abril de 2010

Ministério da Saúde divulga ranking dos bons hábitos de saúde nas capitais

Um estudo feito Ministério da Saúde apontou que Florianópolis está muito bem servida quando o assunto é alimentação saudável. Encher o prato de hortaliças e trocar o fast food por uma fruta virou um hábito mais comum entre os moradores. A pesquisa mostra Florianópolis como a capital brasileira com maior consumo de frutas e hortaliças (42,5%). Condição que coloca os catarinenses na ponta oposta dos brasileiros em geral.

Segundo o levantamento, a proporção dos que consomem este tipo de alimento, pelo menos cinco vezes por semana, caiu de 41,1% em 2006, para 37,5% em 2009. Mas, assim como em outras capitais brasileiras, os moradores de Florianópolis também estão deixando de comer feijão. Apenas 34,7% das pessoas consomem o grãoo, colocando a cidade no penúltimo lugar no ranking. Segundo o nutrólogo e médico do esporte Glaycon Michels, isto é um reflexo da troca do feijão e arroz por sanduíches e macarrão.

Exercícios
Florianópolis também é a segunda Capital onde as pessoas mais se exercitam nos períodos de lazer (19,9%). Um bom número — 35% — da população de Florianópolis vai à escola ou ao trabalho de bicicleta ou a pé. São Paulo está em último (10,3%). Para definir o perfil de alimentação e atividade física dos brasileiros, o Ministério da Saúde ouviu 54,3 mil pessoas entre 12 de janeiro e 22 de dezembro de 2009.

Resultado da pesquisa

Florianópolis é a 1ª Capital onde as pessoas (42,5%) mais consomem frutas e hortaliças cinco ou mais dias na semana. Belém é a última (18,3%).

Na Capital onde mais pessoas praticam atividade física ou se deslocaram a pé ou de bicicleta ao trabalho ou escola, o Distrito Federal tem o pior índice (26,2%). Macapá tem o melhor (40,2%)

A Capital onde as pessoas mais se exercitam nos períodos de lazer é Vitória (21,2%). São Paulo está em último (10,3%)

A Capital onde as pessoas mais comem carne com gordura é Campo Grande (46,1%). Salvador está em último no ranking (24,4%)

As Capitais onde as pessoas mais bebem leite com teor integral de gordura são Manaus e São Luís (66% cada)

A Capital onde mais pessoas com 18 anos ou mais bebem refrigerantes cinco ou mais vezes por semana é Porto Alegre (39%). Natal é onde menos se bebe (12%)

A Capital onde as pessoas menos comem feijão cinco ou mais vezes na semana é Belo Horizonte (82,7%). Macapá é a última no ranking (32%)

A Capital onde as pessoas passam entre três ou mais horas assistindo à TV em pelo menos cinco dias da semana é o Rio de Janeiro (29,1%). Palmas é a última (18,4%)

Ministério da Saúde

Nenhum comentário: