quinta-feira, 3 de junho de 2010

Conselho Municipal de Saúde de MACAPÁ aprova inclusão de orientação sexual no Prontuário do SUS

Através de uma parceria entre Coordenadoria Municipal Promoção da Igualdade Racial, Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Secretaria Municipal de Saúde e Grupo das Homossexuais Thildes do Amapá – GHATA foi incluído nos prontuários do SUS das unidades de saúde do município de Macapá recorte de gênero, raça/cor, orientação sexual e identidade de gênero.

A aprovação aconteceu, dia 01/06/10 por unanimidade pelo Conselho Municipal de Saúde de Macapá. Essa medida representa um grande avanço para cidadania de LGBT, em Macapá, em especial para as pessoas Travestis e Transexuais que tiveram reconhecido o seu direito de serem identificadas pelo nome social.

Conforme Ivana Antunes, coordenadora Estadual do Projeto ALIADAS que trabalha com ADVOGACY e que trabalhou contribuindo para elaboração da parte técnica, o nome civil é o nome que a pessoa tem registrado na sua certidão de nascimento. E o nome social é o nome com o qual a pessoa prefere ser chamada e conhecida e reconhecida em sua comunidade, a exemplo da maior autoridade deste país, o presidente LULA, que usa o nome social, bem como outros famosos como: XUXA, Pelé, Kaká e Dunga.

Fátima Gama

Nenhum comentário: