Através de uma parceria entre Coordenadoria Municipal Promoção da Igualdade Racial, Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Secretaria Municipal de Saúde e Grupo das Homossexuais Thildes do Amapá – GHATA foi incluído nos prontuários do SUS das unidades de saúde do município de Macapá recorte de gênero, raça/cor, orientação sexual e identidade de gênero.
A aprovação aconteceu, dia 01/06/10 por unanimidade pelo Conselho Municipal de Saúde de Macapá. Essa medida representa um grande avanço para cidadania de LGBT, em Macapá, em especial para as pessoas Travestis e Transexuais que tiveram reconhecido o seu direito de serem identificadas pelo nome social.
Conforme Ivana Antunes, coordenadora Estadual do Projeto ALIADAS que trabalha com ADVOGACY e que trabalhou contribuindo para elaboração da parte técnica, o nome civil é o nome que a pessoa tem registrado na sua certidão de nascimento. E o nome social é o nome com o qual a pessoa prefere ser chamada e conhecida e reconhecida em sua comunidade, a exemplo da maior autoridade deste país, o presidente LULA, que usa o nome social, bem como outros famosos como: XUXA, Pelé, Kaká e Dunga.
Fátima Gama
Nenhum comentário:
Postar um comentário